MERCADOS DE MARAVALHAS

O QUE É

Maravalhas são aparas de madeira, maior que a serragem, produzidas por raspadores e/ou outras ferramentas de trabalhar madeiras, geralmente, saem em formato em espiral.


MATÉRIA-PRIMA

Podem ser utilizados todos os tipos de madeiras, embora pinus e eucalipto sejam os mais indicados, restos de madeiras, galhos de árvores, troncos de madeiras, palanques, desde que respeitando o tamanho das caixas das máquinas de produção de maravalhas, e que estas madeiras sejam isentas de pregos, ferros e outros materiais que possam vir a danificar a máquina.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS

  • Reaproveitamento de materiais: a produção de maravalhas tornada possível o aproveitamento de materiais (madeiras) dentro da propriedade, dando um retorno financeiro para o proprietário onde antes não ocorreria.
  • Independência de terceiros: com produção própria, o produtor não ficará mais dependente de terceiros para obter maravalha.
  • Redução de Custos: com produção própria, o produtor consegue reduzir em mais de 50% o custo da produção de maravalhas.
  • Saúde Animal: uma cama de maravalha pote eliminar muitos dos microorganismos causadores de doenças aos animais, podendo chegar até 90%, dependendo do caso.
  • Retorno do Investimento em curto-prazo: em um curto prazo, o produtor poderá ter o retorno do investimento e também se tornar fornecedor de maravalhas, não produzindo apenas para si, garantindo um retorno extra.
  • Múltiplas aplicações: a maravalha pode ser utilizada para vários usos e aplicações, seja no ramo pecuário, como na agricultura.
  • Alta disponibilidade de Matéria-prima: a maravalha pode ser produzida de muitos tipos de madeira, seja galhos, árvores caãdas, troncos de madeiras, e várias espécies de madeira, como pinus, eucalipto, costaneira e outras.


ONDE PODE SER UTILIZADO

  • Avicultura: a cama de maravalha é utilizada para evitar o contato direto da ave com o piso, servir de substrato para a absorção de água, incorporação de fezes e penas e contribuir para a redução das oscilações de temperatura no local de abrigo, a fim de diminuir o risco de doenças e ainda utilizar o substrato retirado do abrigo e utilizá-lo posteriormente como fertilizante agrãcola.
  • Suinocultura: proporciona um menor custo de investimento em edificações e manejo de dejetos, melhor conforto e bem estar animal e melhor aproveitamento da cama como fertilizante agrãcola, devido à concentração de nutrientes e redução quase total da água contida nos dejetos.
  • Haras: as camas se tornaram um elemento tão fundamental quanto a própria alimentação para cavalos, exigindo, assim, atenção e cuidado diários, já que os animais atualmente, passam mais tempo em baias do que em outro lugar, o seu uso já é disseminado entre as hàpicas e jockeys. Assim como a serragem, são raspas de madeira e seus custos e facilidades são similares. Traz ainda como principal vantagem a fácil manutenção, náo requerendo um tratador muito experiente.
  • Pequenos Animais: a maravalha pode também ser utilizada como cama para pequenos animais, como chinchilas, coelhos e outras espécies, pois é de fácil manejo e acessãvel.
  • Outras aplicações: a maravalha pode também ser aplicada em acomodações para gado de corte, feiras, rodeios, exposições, cobertura de solos, acondicionamento de hortigranjeiros, isolamentos, biotérios e outros variados usos.
<< voltar

BNDES Finame

Mercados de Atuação